ideas

Guia de sobrevivência para os exames | dicas e métodos de estudo

16:30





Olá meninas!
Com os exames a chegar decidi trazer-vos um guia de sobrevivência, para os mesmos, onde vos dou algumas dicas e métodos de estudo!
Espero que gostem!



1. Encontrar um bom sítio para estudar:
- Se preferirem estudar em casa , recomendo irem para uma divisão silenciosa e sem qualquer tipo de distracções ( telemóvel, computador , televisão). Opta por estudares numa secretária e não em locais como a cama ou o sofá ( que por serem demasiado confortáveis aumentam a vontade de dormir, o que diminui a concentração).
- Podes sempre estudar na biblioteca da tua escola ou então na biblioteca publica da tua cidade , que são locais silenciosos , livres de distracções o que nos torna produtivos.




2. Fazer um calendário de estudo para gerir o  tempo da melhor forma;
Assim consegues organizar o tempo que vais dispensar para cada disciplina de exames. Também podes anotar as datas e horas dos exames.



3. Faz apontamentos
- É sempre melhor estudarmos pelos nossos próprios apontamentos , ao transcrever-mos as coisas dos livros estamos a interiorizá-las o que facilita o estudo.
-Podes sempre complementar o teu estudo com manuais de apoio à realização das provas ou então com resumos tirados da net.



4. Utiliza marcadores e post-its
Utiliza os marcadores para sublinhares palavras "chaves" que ao serem destacadas te façam recordar do restante conteúdo. Utiliza os post-its para escrever coisas que ainda tens que fazer , rever ... ou mesmo para  acrescentar informação no manual ou nos teus apontamentos.

5. Faz pausas
-Deves fazer pausas dos estudos entre 15 minutos a 30 minutos (  ou mais , como preferirem).
-É também importante comer alguns snacks enquanto estudamos . Chocolate preto , nozes e mirtilos são alimentos excelentes para o cérebro . Mascar pastilha de menta também aumenta a vossa concentração.
Para um pouco de energia extra , podes sempre beber algo com cafeína ( se não gostares de café podes sempre optar por chá verde que contém cafeína).




6. Organiza o teu espaço:
Coloca tudo o que necessitas ao pé de ti evitando que estejas sempre a ir buscar mais coisas e distraindo- te . Recomendo-te a juntares toda a matéria que precisas para estudar para um exame ( apontamentos da aula , fichas , resumos , testes) numa pasta/capa assim tens tudo o que precisas de modo bem organizado.




Dicas opcionais:
- Se gostas de estudar com música recomendo-te a playlist do spotify "Brain Food" ou então "Intense Studying".
- Veste roupa confortável enquanto estudas




Espero que tenham gostado!
beijinhos!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Boas dicas** também sublinhava muito com marcadores e ajudava-me imenso!
    beijinhos
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu pessoalmente gosto imenso de estudar utilizando um quadro branco para despejar a matéria que tenho na cabeça. ajuda-me imenso a clarificar as ideias!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE // BLOG'S GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  3. Eu felizmente já não tenho exames mas as tuas dicas são excelentes!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar